Após apagão, energia é restabelecida em todo o Nordeste
A energia elétrica já foi restabelecida nos Estados do Nordeste afetados pelo apagão, segundo o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira. Quase toda a região ficou às escuras a partir das 23h30 (horário local, 0h30 no horário de Brasília) desta quinta-feira (3), após um problema em linhas de transmissão locais. A luz começou a retornar ainda durante a madrugada desta sexta-feira (4).
O apagão atingiu pelo menos sete Estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Também há relatos de falta de energia em alguns bairros do Piauí e no Norte do país.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, está reunido com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, em Brasília para discutir a situação. A cúpula do PMDB, formada pelos senador Renan Calheiros (PMDB-AL), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Romero Jucá (PMDB-RR), também deve se juntar aos dois.
A Chesf não divulgou um balanço de quantas pessoas foram afetadas pelo apagão. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também informou que não sabe as causas da pane, mas disse que o Estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, que voltou a ter luz às 4h (horário de Brasília). Segundo o órgão, foi convocada para a próxima terça-feira (8), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o operador, a Chesf e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram à falta de luz.
O apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia. Seis linhas de transmissão caíram o que ativou o sistema de proteção da rede e levou ao desligamento do fornecimento de energia de três usinas da região. Para evitar que o blecaute atingisse todo o país, o sistema elétrico nacional isolou automaticamente a região Nordeste.
Segundo Resolução nº 63/2004 da Aneel, a Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido nesta madrugada. A decisão sobre a multa depende de fiscalização local após recebimento do Relatório de Análise de Perturbação (RAP) do ONS. Ainda hoje (4), o Operador deverá entregar o relatório de ocorrência com a informação preliminar sobre o apagão.
Em Pernambuco, boa parte da energia retornou por volta das 3h (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros do Recife continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos.
Segundo o JC Online, há relatos de saques na capital pernambucana. Em Campo Grande, na zona norte da cidade, um mercadinho sofreu tentativa de saque. A polícia também estava com dificuldade para trabalhar por conta da falta de luz. Em Ouro Preto, também na zona norte, e em Peixinhos, em Olinda, moradores relataram casos de arrastão.
Ainda de acordo com o JC Online, um detento morreu e outro ficou ferido durante a madrugada quando alguns presos aproveitaram o apagão para realizar um motim no pavilhão D do presídio Aníbal Bruno, no bairro do Sancho, no Recife. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Ressocialização de Pernambuco, a confusão já foi controlada.
Segundo o site O Povo, do Ceará, os dois principais hospitais públicos do Estado (IJF e HGF) tiveram que acionar seus geradores de emergência. O fornecimento de energia elétrica já foi normalizado em Fortaleza, mas cidades do interior do Estado ainda estão sem energia. Durante a manhã, diversos semáforos apresentavam problemas e complicavam o trânsito na capital.
Na Paraíba, o fornecimento foi restabelecido por volta das 4h, no horário local, e por duas vezes houve queda da energia durante alguns minutos.
Segundo o A Tarde, da Bahia, todos os bairros de Salvador ficaram sem energia na noite de quinta, a partir das 23h30. O show da cantora Ivete Sangalo, no Festival de Verão, começou com 40 minutos de atraso e todos os equipamentos funcionaram à base de geradores.
Um incêndio de grandes proporções na subestação de Atalaia, em Aracaju, em Sergipe, também foi relatado por moradores ao site.
O LUMINOSITY STAR acaba de chegar ao Brasil. A Expectativa é que se repita o que vem acontecendo em todo o mundo; uma febre, visto que tem múltiplas utilidades e todas exerce com perfeição. Acende a cor do cabelo, conferindo-lhe cores vivas. Higieniza o fio... Após uma boate, por exemplo, neutraliza o odor do cigarro. Protege contra as agressões do secador e prancha. Deixa o cabelo solto, leve, bem diferente do reparador de pontas. Você apaixonar-se-á por ele. Vem, deixe-se tomar pelo Glamour que envolve cada detalhe da BRASIL LYZZY INNOVATION.... Temos certeza que amará lançamentos inéditos no Brasil...Seu preço? R$ 160,00, mas hoje, veja bem, hoje, comemorando o lançamento no Brasil: R$ 99,00. Sim... É o LUMINOSITY STAR original ....CONTATE-NOS PELOS TEL(S). 85 3094-5467; 8874-8787; 9635-0716; 8672-0576. pelo msn: lisoperfeito@msn.com ou brasillyzzy@msn.com ; skype: brasillyzzy, ou direto da página http://www.brasillyzzy.com.br Mais de 300 atendentes on-line.
85 3094-5467;
858874-8787;
85 9635-0716;
85 8672-0576.
skype: brasillyzzy
Nenhum comentário:
Postar um comentário